segunda-feira, 13 de julho de 2009

Arroz de polvo


A vida é um grande aprendizado. Mas é preciso estar disponível, pois o detalhe do conhecimento pode surgir tanto na experiência positiva como naquela que não deu certo. O não uso da palavra negativa nada tem a ver com qualquer sintoma de transtorno obsessivo compulsivo. Sou positivista. Quando a má fase aparece, fico quieto que ela passa.
Além do mais, o inimigo do aprendizado é a cegueira cognitiva, achar que sabe tudo.
Sexta última, 11/7, rafaadrenalia32@ pagou uma promessa com quase um ano de atraso. Anunciou que tinha conseguido um polvo de 3kg, fisgado pelo seu tio no mar em frente à aldeia. Em princípio relutei. Até então minha experiência estava limitada a fazer o prato, arroz de polvo, que se come no almoço e repete no jantar, com o polvo em torno 1,5kg, por considerá-lo mais fácil ao cozimento. Assim, evita-se que se coma um "arroz de polvo borracha".
Quebramos o paradigma.
O polvo acabou levando mais tempo pra ser cozido, normal, em torno de 2h00, na panela de pressão, contra 1h15 do de menor peso. Sem o tal do ritual de "bater pra amaciar". A grande sacada foi sua visibilidade no arroz, aquilo que chamam belo prato. Por ter os tentáculos maiores, ele acaba sobressaindo, ficando perceptível aos olhos e ao ser mastigado, dando ao paladar a exata noção de estar se fartando como um mortal. E que o mar continue pródigo em ofertá-lo. Amém.
Foi um belo almoço, que juntou a habilidade da Paula, inspirada, polvo com peso ideal, bem conservado, com o desejo reprimido de voltar a fazê-lo e comer.
Apesar de encontrá a iguaria aqui com certa facilidade, o preço anda dando congestão.
Uma parte foi reservada pra outra comilança, imbuída da missão de converter o Rafa a gostar do prato. Talvez assim quando estiver pescando sua lagosta, considere a hipótese de também trazer o polvo, pois são frutos encontrados no mesmo habitat.

4 comentários:

  1. Nossa queria ter a coragem de vocês para degustar esses frutos do mar, como camarão lagostas, e principalmente esse tal de polvo, lembro-me de qdo criança vi esse bicho num livro de enciclopédia, achei tão pavoroso, com todas essas pernas (depois mais velha descobrir chamar tentáculos)mais parecia um monstro e como cia o seus amigos caramarão , lagostas etc... EEECA acho que fiquei TRAUMATIZADA, rrrss, qdo vou á praia somo como mesmo os peixes, mas ainda sim prefiro os torresmos, costelinhas, coisas aqui de Minas, nasci no interior onde se criava os porcos diferente dos que nascem a beira-mar e crescem comendo esses frutos, os mesmos pra mim só se dam em árvores. valeu tenho acompanhado todas as suas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Ei, quando for aí, além do famoso PÃO, quero ARROZ DE POLVO!

    Assim é que a gente descobre as coisas...

    ResponderExcluir
  3. Lé,
    Também fui criado com carne de porco na banha - delícia, não - , porque não tinha energia pra tocar a geladeira, feita com o tipo de porco que vc se refere. Aí, ao sair pra dar uma volta no mundo, é que fui aprender a comer essas coisas e outras mais, como o caranguejo,ostra, pequi, barreado,vatapá, tacacá, baião de dois, etc.
    Em tempo - passei na comunidade, deixe meu nome e até agora não recebi a aprovação.
    sds

    ResponderExcluir
  4. Dino,

    O pão tá cada vez melhor. Quando o acerto é total, a Paula saca: - Sou a maior padeira do Oeste!
    O arroz de polvo te aguarda. A questão é vc transpor os limites de JC.
    Sds

    ResponderExcluir