segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Lá se foi o PSP


A aldeia voltou aos braços do Povo Com Praia - PCP.
Se bem que a tal "invasão", apregoada por impolutas autoridades, devidamente reboradas por alguns preguiçosos colegas da velha mídia - é tema pra outro post -, da presença de "450 mil turista aqui e de "1 milhão no litoral sul", não passou de um factóide em decomposição e mau enjambrado.
Ler tal presságio dá vontade de enfiar a cabeça na cumbuca.
Foi uma temporada pra entender que o "mundo gira e a lusitana roda", as pessoas mudaram e, consequentemente, os costumes.
Hoje, 1º de fevereiro, a praia estava vazia, tendência que se estabeleceu gradativamente a partir do fim dos feriados de final de ano. Restaram alguns prejudicados pelo correr dos anos, os vagabundos de FHC.
Até 15 de janeiro era possível observar um movimento diferente da rotina local, mas jamais aquilo imaginado pelos "çabios" de plantão, que crescia nos finais de semana.
A virada da quinzena foi esclarecedora deste novo tempo, com o movimento praticamente voltando ao normal.
Agora, indo embora os últimos imperdenidos do Povo Sem Praia - PSP -, que se faça a leitura correta da dinâmica dos tempos atuais.
Está temporada não tem precedente há tempos. Foi de um sol inclemente, nascendo e se pondo todos os dias, com temperatura acima de 35º, desde 30/12/2009 até ontem, 31/01/2010.
To aqui há sete anos e não vi nada igual, sem aquela tradicional chuva refrescante de verão.
Ou seja, não basta só o astro rei brilhar que tudo tá dominado.
Cada vez mais as pessoas tão reduzindo o seu tempo de costas para o restante do Brasil.
Os sinais são generosos pra quem quer entender.
Ps: Também sumiram os pernilongos, dando as caras, ou melhor, zunindo nos nossos ouvidos na última noite, de 1º para 2 de fevereiro - salve, salve, Iemanjá!