terça-feira, 18 de maio de 2010

Querendo entender


A Gazeta, de Vitória, que circula no Estado, tem a "pauta do leitor" como canal de "interação" com nóis, aqui, do outro lado do balcão.
Há um ano e meio iniciei a renovação da carteira de habilitação. A clinica da aldeia me encaminhou a junta médica do Detran, em Vitória, onde me enquadraram pra usar veículo com "embreagem manual ou automática ou com transmissão automática".
Na primeira ida ao local senti o descaso com a acomodação dos usuários desse serviço.
Em abril último fiz a prova de trânsito e vi que o local tava ainda mais caidaço.
Apostei na "pauta do leitor" pra cutucar os caras na tentativa de melhorar o espaço, já que todos os portadores de deficiência do Espírito Santo, que precisam do serviço, obrigatoriamente passam lá.
Segunda, 17, encaminhei este e-mail ao jornal:
O local (?) que o Detran disponibiliza pra atender os
portadores de deficiência, nos fundos do prédio
na av. Vitória, altura da antiga loja Bandeirante, é de doer/constranger.
Começa pelo acesso - a rua não tem uma vaga sinalizada.
O "local de espera" é no tempo, sujeito a sol/calor/chuvas.
Os "assentos" são uma tragédia.
Não tô pedindo luxo, mas respeito.
Gostaria q vcs avaliassem.

Ao ler a edição do jornal desta terça, a surpresa:


Pessoa com deficiência critica atendimento no Detran

18/05/2010 - 00h00 (Outros - A Gazeta)

O local destinado para os deficientes físicos que procuram serviços do Detran na Coordenação de Exame Médico e Psicotécnico (CEMP) – no bairro Horto, em Vitória – virou motivo de reclamação. Segundo pessoas com deficiência, o espaço fica nos fundos do prédio, e a situação em que se encontra deixa-os em situação constrangedora.

Essa é a opinião de Carlos Fernando Lima. Segundo ele, o problema começa já no acesso ao espaço. “A rua não tem uma vaga sinalizada. O ‘local de espera’ é no tempo, sujeito a sol, calor e chuvas”, frisa.

Segundo ele, os “assentos” são uma “tragédia”. “Não estamos pedindo luxo. Apenas queremos um pouco mais de respeito”, desabafa.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) informou, por meio de nota, que a Coordenação de Exame Médico e Psicotécnico, localizada na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Vitória, possui estacionamento próprio com vaga exclusiva para portadores de deficiência física.

De acordo com a nota, a coordenação possui uma sala específica, e o atendimento é realizado no interior do prédio. Já a espera ao atendimento se dá em uma área coberta adjacente.

Esperava o tratamento dado a outras sugestões dos leitores, pelo menos indo ao local pra checar, o que leva crer que não aconteceu.
Fui atrás de dignidade.
Mantenho minha opinião sobre o local. A área de estacionamento existe, mas é exclusiva dos funcionários.
Eu tentei e não estacionei.