quinta-feira, 12 de março de 2009

Lula é pop



O título acima não tem nada de original. Eu sei. Ele foi chupado do portal Gazeta online, que chupou, também, é claro, da canção dos Engenheiros do Hawai, trocando apenas o personagem da música, o Papa. Assim caminha a humanidade.
O registro é da passagem de Lula pelo Espírito Santo, semana passada, tentativa de explicar a popularidade do presidente. É um campo minado e não dá pra sair dele chamuscado.
A pergunta feita, imagino, é: Como o "fenômeno" acontece? Se olhamos para os lados só enxergamos manchetes de crise, desemprego, violência. Etecetera, etecetera...
Para reforçar o post, das 14 páginas do primeiro caderno da versão impressa do portal, publicada no sábado, 7/3/2009, nove páginas internas e mais da metade da capa do jornal, foram dedicadas a visita do cara, que teve ainda 14 fotos publicadas na edição.
Parafraseando, o "nunca antes na história" da imprensa capixaba vi, anotei e testemunhei algo parecido.
O espanto deles com a popularidade do "matador do cerrado", com explicações múltiplas para o fato, se equivale a minha curiosidade pela "generosidade" ao abrirem tantas páginas para o fenômeno da visita. É matéria jornalística, estúpido. Sei, sei..........
O blog variou, mas prometo retomar a singeleza apenas dos ensinamentos da ciência da aldeia.