segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Abacaxi é fruto


Ao contrário de algumas referências tentando impingir ao abacaxi uma certa má reputação - isso é um abacaxi, peguei um abacaxi, etc. e tal -, a aldeia faz questão de referenciar esse fruto, inclusive realizando festa pra comemorar o início da sua colheita.
Ele é uma importante atividade econômica pra centena de famílias, cerca de 3,8 mil pessoas, e para a aldeia. Marataízes responde por 70% da produção do Espírito Santo, estimada em 50 mil toneladas do fruto, dando ao município a primazia de um dos principais centro produtor de abacaxi do país.
A colheita, que inicia agora e se estende até janeiro e fevereiro, quando é farta e tem boa cotação no mercado, os reflexos aparecem.
Os vendedores já começaram a abastecer seus pontos de vendas às margens da rodovia, aumentando a oferta com a chegada do PSP - Povo Sem Praia - pra salgar a bifa.
A 8ª edição da Festa do Abacaxi vai de 21 a 23 próximo na comunidade de Brejo dos Patos. Além de apresentações musical tem a eleição da "Rainha do Abacaxi" e também premiação aos produtores de abacaxis.
Brava, gente, que vai descascando o preconceito contra o abacaxi.