domingo, 27 de dezembro de 2009

Menos autoridade, menos


Marataízes botou as duas mãos no troféu "Me Ufano que Eu Engano", uma disputa perna-de-pau travada no verão entre os municípios do sul capixaba do circuito de praias, caminho natural dos veranistas desejosos em "salgar a bifa" e também ficar um pouco de costas para o restante do Brasil.
A dianteira do torneio é pela estimativa da autoridade (interino) do turismo de Marataízes, garantindo a "passagem" de 450 mil turistas na cidade.
Socorro!!! "Serve-me um pára tudo", a moda daqui, que eu quero descer!!!!
Gostaria de ter acesso à base de dados desses "çabios" que trombeteiam tal profecia. O espanto cresce ao ler que "fundamenta" o seu "argumento" na recuperação da Praia Central, obra não concluída, pra atrair os "turistas".
A verdade é que o torneio perna-de-pau não resiste a uma simples análise. No caso de Marataízes, segundo o IBGE/2008, a população é de cerca de 32,3 mil habitantes. Agora, imaginam despejar em 30 dias aqui 14 vezes este contingente, 450 mil veranistas, segundo o cara.
Reflete o despreparo abismal dos órgãos públicos pra trabalhar o potencial da região. Estão a reboque das mudanças, apostando num modelo ultrapassado de veraneio, onde as pessoas tinham tempo pra ficar até 45 dias se deliciando com o ar marinho.
Já era. Esgotou-se. Escafedeu-se.
Não dá também pra livrar a cara da mídia, cabendo a ela uma apuração cuidadosa e critérios na divulgação dos números, independente dos seus interesses comerciais.
Uma economia auto-sustentável faz bem a todos. Não é, portanto, direcionando seus holofotes pra cá e reproduzindo os absurdos, que mudará a indigência. Tá só inflando a egolatria daqueles que têm o seu momento de poder.
Aqui o link da matéria da autoridade.
Em tempo: a população fixa (IBGE) dos cinco municípios relacionados é de pouco mais de 100 mil habitantes. Ora, pois, você dimensionaria a infraestrutura pra aguentar "um milhão de turistas"?
Não existe.