sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Som ou cheiro?


Que os outros habitantes da terra, que tentam qualificá-los como "irracionais", se manifestam de forma consciente, eu não tenho nenhuma dúvida. É preciso apenas exercitar um pouco de senso de observação.
Fazendo minha habitual caminhada pela varanda de casa, empurrando o andador, vi um bando de anu preto, seis no total, pousando no maldito fio da rede elétrica. Foi uma meia parada. Em seguida, voaram na direção de uma patrol que realizava o nivelamento da rua. A aldeia tem diversas vias sem calçamento ou asfalto.
A primeira impressão foi que os anus tinham adaptados seus ouvidos ao barulho do motor da máquina. O raciocínio se deve a outra observação. Em frente de casa existe uma área com quatro lotes vagos, "servindo de depósito de entulho da vizinhança". A cada três ou quatro meses, patrol ou retro-escavadeira da prefeitura faz a limpeza do local. É um convite pra anu, rolinhas, sabiá, pombo, pomba-rola etc., baixarem na área atrás de insetos, minhocas e outros pequenos animais, um farto banquete, com a duração de quase uma semana. Isso se repente em outros locais onde é feito o mesmo serviço.
Trocando impressões com o Glauco Meirelles, vizinho, suscitou outra visão pra minha teoria. Ele defende que o que atraiu os anus foi o cheiro da terra removida, usando como argumento, um fato ocorrido numa área de terra sua, que arou e gradeou. Não se sabe de onde, viu repentinamente surgir uma leva de gaviões, uns 300 - achei exagero, mas garantiu veracidade - tomando de assalto o local. Os gaviões também se fartaram, uma comilança desmedida, a ponto de não se importarem com a presença do homem, a menos de 10 metros de distância.
As teorias são discutíveis, mas não vejo é a tal irracionalidade nos irmãos das outras espécies, pois o que nos movem é vontade de viver.
Outro texto interessante: Aqui