segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A dor da gente........


Há uma índole no homem que é inaceitável.
A cada dois meses vamos a Vitória, capital capixaba, cerca de 123 km da aldeia, por causa de uma das minhas moléstias. É também oportunidade pra reabastecer nossa despensa, pois os preços nos supermercados da aldeia, ainda mais no verão, são de importados.
O local, Atacadão, é democrático, misturando toda a pirâmide social.
Dia 15/12, voltamos lá e pela segunda vez presenciei o mesmo drama pessoal. Uma pessoa, de uns 50 anos, feliz com seu carrinho de compra, dirigiu-se ao bicicletário. Era um gesto como de outros que ali estavam, sejam eles em seus carros, camionetes, motos, bicicletas ou de ônibus. Mas pra seu desespero, roubaram a sua bicicleta e levaram também a corrente e o cadeado, peças que teoricamente evitariam aquele infortúnio.
Logo ele foi cercado por "seguranças", atraídos pela curiosidade mórbida que bafeja algumas pessoas nessas circunstâncias. O problema seria resolvido com uma câmera de monitoramento no bicicletário, que fica em baixo do posto de observação local.
Saciados, deixaram o cabra sozinho, olhando o horizonte, provavelmente indagando: Logo comigo?
Após uns 40 minutos desnorteado, resignado, decidiu arrumar as compras na caixa que seria amarrada ao bagageiro da sua "ex-magrela". Aí apareceu na sua frente outro funcionário, com características de segurança, e decidiu apelar outra vez por ajuda, contando o seu drama. A "autoridade" mandou ele procurar outro colega que tinha entrando no banheiro. Este, por sua vez, não perdeu tempo e rolou a bola quadrada, indicando procurar a gerência.
Uma coisa é certa: Voltou pra casa apenas com suas compras.