sexta-feira, 3 de julho de 2009

O pássaro veio dar boas vindas


Tenho uma ligeira suspeita de que o comentário feito aqui sobre sua presença num local tão insólito tenha chegado ao seu conhecimento.
Há poucos dias voltamos a Cachoeiro do Itapemirim, sul do Espírito Santo, e passamos novamente no tal supermercado. Estacionei o carro numa outra parte da frente do estabelecimento, só que agora num local com uma pequena nesga de área, entre o estacionamento e o prédio, arborizada com pequenas árvores.
Num relance, deu pra sentir um movimento ligeiro em frente ao carro, algo como o voo de um pardal, espécie típica desses locais. Passado alguns minutos eis quem pousa sobre o capô: o pássaro, que ainda não identifiquei. Voou logo, acredito, porque tinha acabado de estacionar e é provável que o carro estivesse quente.
Não demorou muito, voltou, mostrando intimidade.
Primeiro andou pelo tal canteiro pra depois pousar no capô do "pretinho", onde ficou por uns dois minutos. Em seguida veio na direção do pára-brisa, pegando um inseto preso na paleta do limpador, que provavelmente foi parar ali no percurso entre a aldeia e Cachoeiro.
Saboreou o banquete ali mesmo, balançou a cabeça de satisfação, agradecendo, voando para o fio da rede elétrica, onde cantou de alegria ao lado de uma companhia, que não vi da primeira vez.
Tudo leva crer que delimitaram aquele território pra eles.