quinta-feira, 2 de abril de 2009

A "Santa" que virou ex



Ex-musa da Constituinte, mãe, tia e quase avó do Estatuto do Adolescente e do Menor, Rita Camata, deputada Federal do PMDB-ES, mora num imóvel próprio, em Brasília. A Excelência foi flagrada mamando/pegando/recebendo/embolsando a merreca de três contos da Câmara dos Deputados.
A merreca é para os nobres que não moram nos apartamentos funcionais da Câmara, um latifúndio urbano de cerca de 300 metros quadrados, equipados com camas, colchões, armários, mesas, cadeiras, sofás, geladeira, fogão e máquina de lavar. As Excelências entram apenas com roupas de cama, banho e utensílios domésticos. Coitados. A merreca - auxílio moradia - é pra pagar hotel/aluguel/hospedagem, entendeu, Mané.
A ex-musa tentou se explicar, mas não justificou.
É rolo, Excelência. Não adianta esticar a corda. Ela é capaz de dar uns nós a mais no seu pescoço. É a volta do cipó de aroeira. Ou seria da gurumbumba?
Tá vendo, patuléia, ano que vem tem eleição. É provável que a coitadinha vá querer continuar recebendo a merreca pra pagar o seu IPTU.
Qual? Do imóvel de Brasília ou da mansão na Ilha do Frade, um dos metros quadrados mais caros do Espírito Santo?
Oh! Mundo tão desigual!

Ops. Este post é dedicado ao Lucas, que na década de 70/80 trabalhou no salão do Ademir cabeleireiro, na rua Nestor Gomes, próximo ao Palácio Anchieta, sede do governo capixaba. Era um especialista em tricô de corredor palaciano e cabeleireiro da ex-primeira dama, Irene Alvares, bem lembrado por Fiorotti. No debut eleitoral da "Santa Rita", 1985, antevendo o futuro, ele liderou uma "fogueira amiga", alimentada por vários santinhos da sua campanha. Foi na inauguração do Teatro Carmélia, em Vitória. Com o marido, Gerson Camata, que entregou o governo ao seu vice, candidato a senador, formaram uma dobradinha infernal. E, inflada por Orestes Quércia, doido pra ser presidente, de quem ganhou uma frota de carros pra rodar o Estado, o "belo rosto" se transformou, então, num fenômeno eleitoral, de cerca 150 mil votos, num colégio de pouco mais de um milhão de eleitores. Um espanto pra época. É algo comparável ao trem da Vale do Rio Doce quando desce de Minas Gerais, puxando 50, 60 vagões de minério, espalhando pelo mundo o subsolo das serras dos gerais. A jovem de "rosto bonito" chegou ao Congresso Nacional com esse currículo. Foi sucesso!