quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Bravo Tromba!!!!!!!


Os campos de futebol no Brasil estão cheios de jogadores negros. Não tenho estatística pra explicitar minha elucubração, mas é só olhar pra os times que identificamos essa supremacia. Eles são os caras tocando a pelota. Pertenço há este tempo, embora eles estejam hoje mais pra lascar a canela ou maltratar a redondinha.
Essa realidade não se reproduz com os "professores", aquela figura da beira das quatro linhas a esbravejar ordens, cunhadas de "teorias futebolísticas", atrás de vitórias que garantam seus empregos.
Por mais paradoxal que a situação se mostre, ela não deixa de refletir a injusta escala na ascensão social da hierarquia na sociedade brasileira. Diria até ser um quadro caricato, pura ironia com o nosso futebol, que move montanhas e multidões, justamente ele que é visto com a porta de entrada na escala social.
Dos vinte times que hoje disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, até bem poucos dias não tinha um técnico negro. Talvez dois ou três com características negras, detalhes que fazem parte da grande massa.
Por isso a efetivação do Andrade, o Tromba, no comando do Flamengo, é uma novidade. Cinco vezes campeão brasileiro, torço pra que ele repita o que sempre realizou dentro dos campos, com técnica e sabedoria, que foi jogar bola.
Não espero do Andrade o que escreveu José Saramago, no seu ótimo O Caderno de Saramago: "Crie já uma equipa de futebol, uma equipa toda de jogadores monárquicos, treinador monárquico, massagista monárquico, todos monárquicos e, se possível, de sangue azul. Garanto-lhe que se chega a ganhar a liga, o país, este país que tão bem conhecemos se ajoelhará a seus pés."