quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A porta de entrada dos sertões do ES

Terras baixas do vale do Itapemirim, trecho entre a Barra e a Vila, codinomes de Marataízes e Itapemirim, núcleos originais das duas urbes e que perduram até hoje. 
O desembarque era na foz do rio Itapemirim, a Barra. Até o primeiro quartel do século XIX, a ocupação se restringia somente ao atual município de Itapemirim. Por volta 1818 existiam cerca de nove engenhos de açúcar, principal fonte econômica, e a população não passava de 1.900 pessoas.
No segundo quartel daquele século aumentou o fluxo de pessoas, iniciando a escalada na ocupação dos sertões do Espírito Santo, na esteira da lavoura de café que inseriu o Estado na Agro Exportação.
Até 1920 era intensa a movimentação de pessoas e mercadorias neste trecho - A ligação férrea de Cachoeiro de Itapemirim com Vitória as exportações do café mudou de porto, findado o ciclo de ouro desse local.   
As pessoas provavelmente provavelmente viam apenas as pontas das montanhas já que todo este descampado era coberto pela outrora exuberante mata Atlântica. 
Foto Rafael Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário